quarta-feira , 16 janeiro 2019
Últimas notícias
Curiosidades sobre Trânsito, Veículos e Estradas

Curiosidades sobre Trânsito, Veículos e Estradas

O primeiro carro nacional a usar injeção eletrônica foi o GOL GTI em 1989, e quando passava por lugares com grande interferência magnética (próximos a antenas de transmissão de rádio, televisão etc) o motor engasgava por alguns segundos. Hoje a injeção eletrônica é um equipamento clássico com manutenção quase zero?

…..O termo cavalo-à-vapor (cv) usado para medir a potência dos motores foi inventado levando-se em consideração que um cavalo conseguia levantar uma carga de 75 Kg a 1 metro de altura por 1 segundo?

…..Em 1913, ano de invenção do pára-brisa, esse ficou proibido de ser instalado nos veículos, pois acreditavam que seu movimento hipnotizava o motorista?

…..O famoso designer Giovanni Bertoni, que desenha os modelos de montadoras como Ferrari, Porsche e Alfa-Romeu, começou sua vida consertando carroças na Itália?

…..O primeiro carro produzido em linha de montagem (Ford T em 1908) custava apenas 800 dólares?

…..Nessa linha de montagem todos os carros eram de cor preta, pois é a cor mais barata de ser produzida?

…..Na década de 50 os carros tinham em média cinqüenta fios e hoje tem 1.100 fios, totalizando 2 quilômetros de fio dentro de um carro?

…..O motor de maior cilindrada do mundo tinha 13.500 litros, ou 13.5?

…..O veículo acima tinha apenas 66cv, menos que um carro 1.0 de hoje?

…..O primeiro carro a usar encosto de cabeça no banco foi fabricado em 1959?

…..A maioria das colisões ocorrem em velocidade entre 40 à 50 Km/h.

…..Em 2050 teremos 2 bilhões de carros rodando no mundo?

…..O espelho retrovisor foi inventado em 1897?

…..O primeiro veículo movido à energia solar foi fabricado em 1971 e utilizado na lua no projeto Apolo 15 e quem fabricou foi a Boeing?

…..Em 12/12/1959 Jack Brabham ganhou uma corrida de Fórmula 1 empurrando seu veículo por 800 metros devido à falta de combustível?

…..A maior carreta do mundo foi usada pela Rolls-Royce para transportar 420 carros de uma só vez em 28/05/2000.

…..Os veículos de competição mais velozes não são o de Fórmula-1 e sim de Fórmula Indy?

…..O primeiro Fórmula-1 a usar turbo foi da equipe Willians e na corrida de estréia quebrou na oitava volta?

…..Os dispositivos de localização por satélite de carros furtados foram inspirados nos equipamentos utilizados para localização de para-quedistas na Guerra do Vietnã?

…..Os primeiros veículos com um conjunto de quatro rodas foram encontrados na tumba da Rainha da cidade de Ur, em 3.000 a.C., coincidindo com a data em que se desenvolveram as primeiras estradas.

…..Os primeiros pneus com câmara de ar, como os de bicicleta, substituíram os pneus anteriores, que eram maciços e não furavam, mas pulavam muito quando passavam em buracos.

…..O trem começou a operar comercialmente na Inglaterra entre 1825 e 1830 e assumiu a vanguarda do transporte daí para o fim do século 19.

…..Ainda hoje há vestígios de uma ligação terrestre entre a Ásia e o Egito, estabelecida há cerca de 5.000 anos.

…..Os primeiros automóveis eram uma novidade, feitos um a um e muito caros. Aos poucos, o automóvel passou a ser fabricado em série e tornou-se mais barato.

…..Com a introdução de eixos e raias nas rodas, as carruagens ganharam maior velocidade e desempenho. Modificou-se o terreno e adaptaram-se as superfícies das ruas e estradas para dar melhor rendimento.

…..Os romanos foram grandes peritos em construção de estradas. Começaram em 312 a.C. com a Via Ápia, que ia até os portos, onde as tropas eram embarcadas para as guerras na Ásia e África.

…..A mão esquerda de direção predominou universalmente até que Napoleão Bonaparte expandisse seu império, adotando o sistema de trânsito francês, mão direita de direção, nos países que venceu.

…..O Metrô apareceu pela primeira vez no ano de 1863, em Londres, para diminuir o tráfego nas ruas. Os primeiros trens eram de alguns vagões iluminados a gás, rebocados por uma locomotiva a vapor.

…..Os animais foram os primeiros construtores de estradas naturais, pois faziam sempre o mesmo caminho em suas viagens para outros territórios ou para ir beber nos rios. Com o tempo, a terra foi ficando batida, formando uma trilha natural.

…..Os primeiros pneus com câmara de ar, como os de bicicleta, substituíram os pneus anteriores, que eram maciços e não furavam, mas pulavam muito quando passavam em buracos.

…..Nos continentes, existem redes de estradas ligando vários países. É possível percorrer toda a Europa de carro. Na América, há a rodovia Pan-americana, que vai desde o Canadá até a Colômbia.

…..O ato de caminhar é o meio de locomoção mais antigo e rudimentar. O trenó parece ter sido o primeiro tipo de transporte terrestre utilizado pelo homem. A canoa foi o primeiro instrumento de transporte aquático que o homem inventou.

…..Os primeiros veículos com um conjunto de quatro rodas foram encontrados na tumba da Rainha da cidade de Ur, em 3.000 a.C., coincidindo com a data em que se desenvolveram as primeiras estradas.

…..As primeiras medidas para melhorar o trânsito que se têm notícia surgiram no Império Romano. Visaram o bom uso das vias e a proteção da integridade do pedestre.

…..No final de 1945, não havia sinais de trânsito automáticos. Em Londres, em algumas esquinas do centro, havia lanternas vermelhas para avisar que o cruzamento era perigoso.

…..Era impossível transpor todos os abismos andinos sem pontes. Estas podiam ser removidas para retardar o avanço dos invasores. Tudo isso estava construído pelos incas antes da chegada de Colombo.

…..O homem sempre criou instrumentos para atender suas necessidades. Os transportes terrestres e aquáticos, utilizados para levar bens ou indivíduos, foram aperfeiçoados ao longo dos anos.

…..Desde a década de 50 no Brasil, o automóvel, antes reservado a uma reduzida elite, tornou-se pouco a pouco um artigo de consumo da classe média e foi transformado em símbolo de progresso e desenvolvimento.

…..Houve muitos aperfeiçoamentos no automóvel desde sua invenção. Vieram as molas, os motores fortes, os faróis elétricos e os motores de partida, acabando com a manivela.

…..Em 1905, o governo brasileiro autorizava a abertura de créditos para a construção de estradas de rodagem que ligassem entre si as capitais de quaisquer estados, obedecidas as condições técnicas e de segurança.

…..As primeiras máquinas a vapor sem trilhos surgiram em Londres e transportavam até 18 passageiros com uma velocidade máxima de 24 km/h.

…..O Metrô apareceu pela primeira vez no ano de 1863, em Londres, para diminuir o tráfego nas ruas. Os primeiros trens eram de alguns vagões iluminados a gás, rebocados por uma locomotiva a vapor.

…..Com a construção de carros cada vez mais velozes, as estradas foram sendo criadas e aperfeiçoadas sempre privilegiando a velocidade.

…..Os primeiros pneus com câmara de ar, como os de bicicleta, substituíram os pneus anteriores, que eram maciços e não furavam, mas pulavam muito quando passavam em buracos.

…..Em 1722, o intenso tráfego de veículos na Ponte de Londres levou as autoridades a colocar três homens orientando o trânsito alternadamente num e noutro sentido. Assim, foram instituídos os primeiros guardas de trânsito, revolucionando os costumes nesta área.

Você sabia que…
*****Em 13 de setembro de 1899, morreu em Nova York o primeiro homem vítima de acidente de veículo.

*****Em 30 de julho de 1893, na cidade de Salvador -Ba, foi inaugurado o Hospital Santa Izabel. Os transporte dos doentes do antigo Hospital para o novo, foi realizado em bondes especiais (de tração animal), emprestado pela empresa que fazia o transporte de passageiros na cidade. A distância era próxima a 5 km.

*****Em 1904, existiam no mundo aproximadamente 55.000 veículos.

*****Em 1908 foi adotada a primeira legislação referente ao licenciamento de condutores de veículo em Rhod Island

*****O primeiro acidente de trânsito no Brasil foi obra do poeta Olavo Bilac, em 1897, no Rio de Janeiro, ele chocou-se em uma árvore.

*****O grego Homero (VIII a.c.) e Leonardo da Vinci (1452-1519), chegaram a descrever o carro, mas somente em 1769 o francês Nicolas-Joseph Carnot fez o triciclo com o motor a vapor do escocês James Watt.

*****O Império Romano em meados do primeiro século antes de Cristo, já lidava com o congestionamento do tráfego em Roma, no qual, uma das primeiras medidas de Júlio César, foi banir o tráfego de “rodas”, durante o dia, no centro de Roma. Mais tarde, foi limitado o nº de carruagens que poderiam entrar na cidade.

*****Antigamente, nas cidades de Pompéia e Roma, os pedestres já eram objetos de preocupação e cuidado. As ruas da Roma antiga eram feitas de pedras assentadas uma ao lado da outra. A travessia de pedestres era feita por blocos de pedra quadrados colocados sobre a rua, um sim, um não para que as rodas das carroças e bigas passassem entre os vãos. A “faixa de pedestres”romana tinha como objetivos: a segurança, a facilidade de travessia e também a redução forçada da velocidade das carroças. Tudo isso para adaptar o ambiente ao pedestre e não ao carro.

*****No livro de Jô Soares,”O Homem que matou Getúlio Vargas”, em determinado trecho, fala sobre a utilização de táxis para o transporte de soldados franceses para o front da batalha durante a 1ª guerra mundial. Na verdade, foram encomendados pelo governo Francês, 1.200 veículos a fábrica Renault ,que entregou o pedido com o modelo Renault AG 8 cv de 2 cilindros, que transportaram 5.000 soldados. Os táxis ficaram conhecidos como os “Taxi de Marne”.

*****A primeira estrada macadamizada(empedrada) do continente surgiu em a 23 de julho de 1861 com a rodovia União Indústria (ligava os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais), com 144 km de extensão, sendo 96 km no estado do Rio de Janeiro e 48 km em Minas Gerais

*****Uma pessoa atropelada a uma velocidade de 60Km/h equivale a uma queda do 11º andar de um prédio, a 80Km/h do 20º andar e se for a 120Km/h como se fosse do 45º andar.

*****O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto -Lei nº 3.671 de 25 de setembro de 1941, mas de maneira esparsa, algumas Leis já tratavam do trânsito desde 1910, como Decreto nº 8.324 de 27 de outubro daquele ano, que cuidava do serviço subvencionado de transporte por automóveis.

*****O norte-americano Irv Gordon completou dois milhões de milhas em um automóvel Volvo, durante as comemorações dos 75 anos da marca sueca. O livro dos recordes registrou a proeza. O morador de Long Island e professor aposentado de ciências alcançou um feito que nenhum outro indivíduo realizou nos mais de 100 anos do automóvel: dirigir dois milhões de milhas (cerca de 3,240 milhões de quilômetros) com o mesmo veículo.

Para marcar a ocasião, Gordon dirigiu seu Volvo P1800 1966 vermelho brilhante através do coração da cidade de Nova York, na Broadway, descendo a Rua 44 em Times Square, onde era o convidado de honra de um evento da Volvo Car América do Norte.

Gordon comprou seu P1800 em 30 de junho de 1966, numa revenda da vizinhança, por US$ 4.150. As longas viagens de trabalho de Gordon (125 milhas diárias ou 200 km) e sua paixão para dirigir fizeram-no registrar suas primeiras 250 mil mil has (400.500 km) em menos de 10 anos. Em outubro de 1987, Gordon comemorou sua milhonésima milha dirigindo até o Central Park de Nova York. Alguns meses depois, se aposentou e dirigir tornou-se seu passatempo

O carro dois dias após a compra, retornou para a primeira revisão, pois no final de semana, Irv rodou 2.000 Km e “apenas” com 960.000 Km o motor foi retificado.

*****Aconteceu na cidade finlandesa de Raahe. Um senhor de 71 anos, que passeava de bicicleta, morreu atropelado numa estrada por um caminhão na quarta-feira 6. Duas horas depois, ocorreu outro atropelamento, na mesma estrada e apenas a um quilômetro e meio do local do primeiro acidente. A segunda vítima também estava andando de bicicleta, também foi atropelada por um caminhão e também morreu. Detalhe: os dois atropelados eram irmãos gêmeos.

*****O seguro de um veículo como o Jeep Grand Cherokee ou om Toyota Hilux, equivale em alguns Estados, como Rio e São Paulo, ao valor de um Ford Ka, impressionante.

*****Em 3 de novembro de 1982, um caminhão-tanque com combustível, explodiu dentro de um túnel, no Afeganistão, matando cerca de 1100 pessoas.

*****A Letônia é o País com a maior taxa  de mortalidade em acidentes rodoviários com 34,7 mortes para cada 100 mil habitantes.

*****A rodovia que apresenta o tráfego mais intenso, com 331 mil veículos por dia, é a Interstate 405 (San Diego Freeway) na Califórnia. Pelo trecho de 1,5 Km, circulam 25.500 veículos no horário de pico.

*****Aconteceu em 1903 a primeira viagem de automóvel entre as cidades de São Francisco e Nova York. Levou exatos 52 dias.

*****O limite de grama de álcool/ litro de sangue  tolerado para motoristas em alguns países

0,8 – Áustria, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Irlanda e Itália
0,6 – BRASIL
0,5 – Bélgica, Finlândia, França, Grécia, Holanda e Portugal
0,2 – Suécia
0 – Japão

Pesquisa Curiosa
Uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Research Corporation International, mostra que 76% dos motoristas confessam ter o mau hábito de se distrair com outras atividades enquanto dirigem. Os pesquisadores pediram a 1016 pessoas, que indicassem um ou mais tipos de situação que as fizeram sofrer um acidente ou, pelo menos, passar um susto no trânsito. O gráfico revela os resultados

Separando uma briga dos filhos – 26%
Apagando cigarro – 22%
Usando o laptop – 21%
Conversando com um passageiro – 18%
Falando ao celular – 13%

Um estudo realizado nos Estados Unidos revela que as pessoas têm medo de morrer das causas erradas. O quadro compara as reais causas de morte prematura com aquelas que, na pesquisa, os entrevistados disseram mais temer.

Câncer – 30%
Doenças cardíacas – 29%
Acidente de carro – 28%
Cigarro – 25%
Álcool – 18%
Drogas – 17%
Armas de fogo – 15%
Aids – 8%

Principais causa de morte prematura

Cigarro – 37,7%
Obesidade – 28,3%
Álcool – 9,4%
Doenças infecciosas – 8,5%
Armas de fogo – 3,3%
Doenças venéreas – 2,8%
Acidente de carro – 2,4%
Drogas – 1,9%

Você sabia…
 …. que 21 de abril é o Dia Nacional pela Paz no Trânsito ?
…. que em 1998 começou a vigorar o novo Código de Trânsito Brasileiro, que prevê punições mais severas para as infrações de trânsito ?
…. em 1997 o número de multas em São Paulo cresceu 54% com a instalação de equipamentos eletrônicos para a fiscalização do trânsito ?
…. em 1987, o trânsito de veículos pesados foi proibido na área histórica de Olinda, Pernambuco ?
…. no em 1º de maio se comemora o Dia Municipal do Trânsito no Estado de São Paulo.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top